
Imagine-se acordando ao som de uma doce melodia, selecionada baseada na suas escolhas. Você se levanta, vai até o banheiro e lava o rosto e seu espelho te informa das últimas notícias. Vai até a sala de estar e sua televisão continua a te informar as mesmas notícias. Seu café já está preparado e um robô chega para te entregar suas compras.
Ao sair de casa, você não precisa trancar a porta (sua casa sabe que você não está mais lá) e tranca tudo automaticamente. Você chega em seu escritório e encontra uma parede que mostra em tempo real o que acontece em sua casa. Uma inteligência artificial pergunta se esse é um bom horário para o robô aspirador limpar sua casa.
Parece um futuro impossível? Talvez coisa de ficção científica?
Talvez esse futuro não esteja tão distante assim. Uma coisa é certa, para que todos esses aparelhos funcionem e se comuniquem é preciso que os diversos dados e informações sejam transmitidos em grandes quantidades e de maneira rápida.
Dessa forma, fica claro que a tecnologia 5G vai ser essencial para a construção desse futuro. Mas o que é o tão comentado 5G?
O que é o 5G?
O 5G é a tecnologia que vai substituir nosso atual 4G. Para quem ainda não conhece os outros Gs, tivemos:
- 1G (1980): Quando o celular era usado para transmitir apenas voz, ou seja, apenas ligações.
- 2G (1990): Quando surgem as primeiras mensagens de texto.
- 3G (2000): Quando começa a surgir os primeiros celulares com “internet”.
- 4G (2010): Quando os smartphones começam a se tornar populares.
Percebam que essa variação entre os Gs tem uma duração média de 10 anos. Ou seja, agora em 2020 estamos no começo da quinta geração.
Mas o que o 5G vai trazer de diferente?
Dentre as principais novidades que o 5G promete estão:
- Altíssimas velocidades de internet (teoricamente em torno de 10Gbps).
- Respostas rápidas, quase em tempo real (devido a baixíssima latência).
- Possibilidade de conectar vários aparelhos ao mesmo tempo (o que é fundamental para o desenvolvimento da Internet das Coisas)
Sendo assim, ainda temos muitos desafios para resolver, como por exemplo problemas de segurança e privacidade dos dados desses sistemas e a dificuldade de comunicação entre aparelhos de outras marcas. Contudo, vejo claramente o impacto que o aumento das velocidades de internet vai trazer para nossas vidas. Vivemos sem dúvidas em um mundo cada vez mais conectado.
Um forte abraço.
Juan P. Garcia
12/11/2019
Referências:
Wang, Jefferson. et al. The Future Home In The 5G Era: Next Generation Strategies for Hyper-Connected Living. Great Britain and United States: Kogan Page Limited, 2020.
Magalhães, André L. Quais são as diferenças entre redes 1G, 2G, 3G, 4G, 5G e 6G?. Canal Tech, 2021. Disponível em:https://canaltech.com.br/internet/diferencas-entre-1g-2g-3g-4g-5g-6g/ . Acesso em: 11/11/2021
Deixe um comentário